15 de julho de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Carreira e Sucesso
 
 
Postado em 15/1/2012

Redes Sociais

Use a seu favor!

Por Maria do Carmo Marini
carmomarini@globalexchange.com.br

As redes sociais estão na vida de quase todo mundo. Qualquer um que tenha um contato regular com a Internet, tem um perfil em um site desses, seja de natureza pessoal, seja de natureza profissional. É muito interessante você poder encontrar pessoas que não vê há muito tempo ou poder partilhar um momento publicando uma foto para que as pessoas que estão longe possam ter acesso.

Confesso que gostaria de ter mais disposição para uma ação diária nessas redes e acho o máximo quem o faz.

Apesar de todos trazerem coisas incríveis, gostaria de falar sobre as redes de uso profissional, que podem ser bastante interessantes para aqueles que gostam de manter as antenas ligadas ao que está acontecendo no mercado. As redes sociais corporativas trazem variadas oportunidades de emprego, negócios e informações para desenvolvimento profissional.

Participar de um desses sites pode lhe trazer um aumento de sua rede de contatos, o que é importantíssimo para quem quer conseguir trabalho por indicação. Linkedin, Plaxo, Via 6 são os mais conhecidos, os dois primeiros internacionais e o Via 6 nacional. Todos são boas ferramentas para você mostrar seu currículo, pois são configurados de forma tal que você pode expor seu histórico profissional, suas habilidades, sua formação.

Apesar de eles serem ótimos para aumentar sua rede de conhecidos, você não deve tentar acrescentar toda e qualquer pessoa em sua rede. Regularmente eles enviam sugestões de pessoas com perfil semelhante ao seu para que você acrescente à sua lista de conhecidos. Faca os convites àqueles que conhece. Se quiser adicionar alguém que não conhece, não seja invasivo, peça para um amigo fazer uma ponte. Você evitará o constrangimento de não ser aceito.

É importante que você colabore para que a rede aumente, portanto conte para seus amigos, convide-os a participar também . Através deles você poderá ter acesso a um numero maior de pessoas, ampliando sua própria rede.

Mantenha seu perfil atualizado, pois como ele funciona como um currículo on-line é bom que o mercado saiba das novas qualificações que você tiver. Lembre-se que é uma rede social, portanto tome todos os cuidados para ser educado, não use o site para brigar com ninguém ou passar mensagens inadequadas. Sei que é chato para muita gente, mas tente enviar cumprimentos pelo aniversário. O site avisa e você gasta um minuto apenas, usando um dos cartões grátis. Qualquer um que receber lembrará de você de forma agradável, isso não é ótimo?
Lembre-se que eles são sites de “relacionamento profissional”. Deixe para contar suas aventuras, mostrar as fotos da férias, dos filhinhos na Disney e outras particularidades em outras redes sociais.

Artigos relacionados

Gerenciamento de Carreira

Links de interesse

Linkedin
Plaxo
Via6

 

Sobre o autor...

Maria do Carmo Marini

Consultora e empresária, Maria do Carmo Marini é engenheira de formação com especialização em comunicação corporativa e coaching pessoal e profissional, além de vasta experiência como executiva em grandes empresas nacionais e muiltinacionais.

Saiba mais - Apresentação

Maria do Carmo Marini
carmomarini@globalexchange.com.br


Últimos artigos de Maria do Carmo Marini

Empreendedoras em atendimento
Bate Papo sobre Inclusão
Você sabe o que é coaching?
Mulheres liderando
Planejar a Carreira...
Festas de Fim de Ano
Gerenciamento de Carreira

Veja todos os artigos publicados por Maria do Carmo Marini clicando aqui.


Especiais GEx
Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Você faz a diferença!

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Onde e Como Vivemos

Sustainable Cities

Sustainable Cities
A Engenharia Caseira

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.