29 de novembro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Documentação
 
 
Postado em 18/2/2010

Nova regra de embarque exige documento com foto

A partir de 1º de Março de 2010

A partir de 1º de março, passageiro terá de mostrar identificação antes de entrar na aeronave.

Por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partir de 1 de março, todos os passageiros deverão apresentar um documento de identificação, com foto, na hora do embarque, nos aeroportos do país. Hoje, a apresentação é exigida apenas no momento do check-in. Com a nova regra, os funcionários das companhias aéreas vão conferir  o documento com o cartão de embarque, com o objetivo de garantir que o passageiro que está entrando na aeronave é o mesmo que consta no cartão.
A medida, chamada de identificação positiva, já é praticada nos terminais da Europa e da América do Norte.

Os passageiros que fazem check-in pela internet, nos totens de autoatendimento, ou por celular, não mais serão obrigados a carimbar seu cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes da entrada na sala de embarque do aeroporto.

Serão aceitos para embarque em voos domésticos: carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida),  carteira de trabalho, passaporte nacional,  documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional, licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela Anac. Também serão aceitos cartões de identidade expedidos pelos poderes Judiciário ou Legislativo.

Os estrangeiros também deverão apresentar identificação. A resolução é a 130, de 8 de dezembro de 2009, válido para todo território nacional e vale para vôos domésticos e internacionais.

Os documentos podem ser originais ou cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro. O Boletim de Ocorrência (BO) continua sendo admitido para embarque em casos de furto, roubo ou extravio do documento, se emitido há menos de 60 dias.

Crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. Em voos domésticos e internacionais, isso se deve ao fato dos novos passaportes brasileiros não apresentarem filiação na página de dados pessoais.

Nas viagens internacionais, o passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido, estabelecidos pelo Serviço de Migração, do Departamento de Polícia Federal (DPF).

Artigos relacionados

Alfândega no Brasil
As melhores opções para levar dinheiro na viagem
Atraso de vôo, cancelamento e overbooking: o que fazer nestes casos
Bagagem de Mão : Restrições para embarque os EUA
Brasil restringe liquido em vôo internacional
Brasileiros nos EUA
Documentos que você precisa apresentar nos consulados e embaixadas para tirar o visto de entrada

Galeria de fotos

 

Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.