6 de agosto de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Sustainable Cities
 
 
Postado em 17/7/2005

Ética das 200 milhas

Está claro que a felicidade das pessoas está diretamente relacionada ao seu empoderamento e participação efetiva nos processos de decisão. É possível perceber isto, tanto em casa, no relacionamento familiar, como em uma empresa, em uma cidade, país ou mesmo no nível global. Sociedades que participam mais, são mais felizes e a sua correlação com o Índice de Desenvolvimento Humano é incrivelmente alta.

O que mais nos intriga é que quanto maior a nossa interdependência e comunicação em tempo real, mais distante e menos representados os brasileiros se sentem no governo. Apesar do aperfeiçoamento do voto e da massiva comunicação, os brasileiros não se sentem representados no Congresso, nas Assembléias Estaduais e nas Câmaras Municipais. A causa raiz deve estar certamente no Sistema Político que urge de uma grande reforma.

Se uma potencial solução é a "onganização" da sociedade, e se estamos assim tão distantes do poder, creio que a alternativa para a zona costeira é a criação de uma grande rede social com 200 milhas de raio a partir da linha litorânea. Desta forma, estaremos incorporando o que é nosso de direito pelo lado costeiro e nos mantendo afastados o suficiente do governo federal que não consegue dar exemplos de gestão ética voltada para os brasileiros.

A Ética das 200 milhas como Missão e a Rede Costeira como Visão, permitirá que o Brasil repense o seu desenvolvimento por onde começamos ou fomos descobertos.

Os números e  indicadores nos favorecem, 70% da população, 65% do PIB, 90% das exportações, fronteiras de turismo, aqüicultura, imobiliária, pesca, petróleo, papel e celulose, exportação de bens primários como minérios e de produtos agrícolas, siderúrgicas, transporte de produtos químicos e muito mais que ali existe ou escoa pelo litoral.

Assim como a degradação dos centros deteriora uma cidade, a degradação do litoral deteriora os estados e a nação. Não existe país desenvolvido com uma costa degradada.

A idéia convergente de uma sociedade Voltada para o Mar já é latente entre os brasileiros. Vários encontros, entre eles do Instituto Pharos, da Agência Costeira, dos Congressos de Oceanografia, entre outros tantos eventos que alinhavam as ações locais com uma Política Nacional, já demonstraram que existe a vontade e a mobilização para agir proativamente no litoral. É necessário catalizar este processo.

Necessitamos porém, unificar as agendas e criar o Portal do Conhecimento Costeiro, onde todos cidadãos poderão encontrar informações necessárias para uma efetiva participação nas suas respectivas comunidades.

A Agenda Única Costeira, que definirá as ações concretas dos próximos 5 anos assim como o planejamento de longo prazo do litoral brasileiro, poderá efetivamente convencer os ministérios a incorporarem esta questão como vital às suas pastas. É impossível pensar que o Ministério da Integração Nacional continue afirmando que a questão costeira não é assunto de sua pasta. A Agenda Única Costeira com a missão da Ética das 200 milhas, e a visão da Rede Costeira, corrigirá esta miopia e há de trazer para o seio da costa brasileira a Governança necessária para o futuro promissor do nosso país!

Eugenio Singer      

Eugenio Singer é empresário e engenheiro ambiental e escreve periodicamente para o Global Exchange sobre ecologia e desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Artigos relacionados

Quem é Eugenio Singer
Boulevard Social: A nova face das cidades sustentáveis
Riscos nas Cidades
A Indústria e as Cidades Sustentáveis
Virtuópolis: A Nossa Cidade do Futuro
Green Cities, and Hanging Fruits.
Brasil - O maior PIB do mundo
Aliviar a Pobreza - O verdadeiro mecanismo de desenvolvimento limpo

Links de interesse

Instituto Pharos
DNA Brasil

 

Especiais GEx
Dinheiro e sonhos

Dinheiro e sonhos
Previdência Privada

Carreira e Sucesso

Carreira e Sucesso
Empreendedoras em atendimento

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Você faz a diferença!

Sustainable Cities

Sustainable Cities
Onde e Como Vivemos

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.