5 de setembro de 2010 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx

Pesquisar pesquisar
Editorial GEx
 
   
 
Seu destino: O Mundo
 
 
Postado em 30/5/2010

Austrália! Um país paradisíaco

destino dos brasileiros

Um território enorme e de clima ameno, uma população multicultural e simpática à presença de estrangeiros, ótimos índices de qualidade de vida, economia sólida e em crescimento acelerado, baixo custo de vida e um dos melhores sistemas de ensino do mundo. Quer mais???

Então some a isso milhares de quilômetros de belas praias, paisagem natural variada - que vai de desertos a florestas, onde vivem animais exóticos, como o canguru e o ornitorrinco - e uma população jovem e reconhecida por amor aos esportes de aventura e seu ótimo astral.

Tantos aspectos positivos fazem da Austrália um dos destinos preferidos de quem que estudar no exterior. Outro atrativo importante, é a possibilidade de trabalhar legalmente meio período durante o curso. Podendo ajudar no pagamento das mensalidades e também a economizar dinheiro para viajar pelo país.

Depois do Canadá, EUA e o Reino Unido, a Austrália é o país de língua inglesa mais procurado pelos brasileiros e o terceiro país no mundo que mais recebem estudantes estrangeiros, atrás apenas dos EUA e Reino Unido. Segundo o IDP Education Australia, fundação que reúne universidades australianas, são cerca de 150 mil jovens estudantes, que chegam de 80 nações diversas, matriculados em praticamente todos os níveis de ensino - e esse número vem crescendo a cada ano.

Localização: Ilha no sudoeste da Oceania
Área: 7.682.300 Km2
Capital: Canberra
População: 21.450.148 habitantes (estimativa de 2008)
Idioma: Inglês
Hora/Local: +11 a +13 hs (em relação a Brasília)
Moeda: Dólar australiano
Data nacional: 26 de  Janeiro - Dia da Austrália, chegada da 1a frota inglesa

Obs: Ilha localizada entre os oceanos Índico e Pacífico, o país é o sexto maior do mundo em extensão territorial. Sua população é equivalente a da Grande São Paulo. E como a maior parte dos australianos vive nas cidades, no interior há imensos vazios demográficos.

Educação Australiana: Diversidade, Inovação e Excelência.

Estudar na Austrália é ter certeza de que você poderá alcançar seus objetivos educacionais em um ambiente de cooperação  que testa suas habilidades em aprender, pensar, adaptar-se e crescer. O ensino inovador de ensino ajuda os alunos a desenvolver seu potencial aumentando oportunidades para uma carreira de sucesso.
                                              
Hoje uma qualificação australiana abre as portas para o futuro na economia globalizada e competitiva. A rica diversidade de opções em educação oferece aos estudantes flexibilidade e escolha, permitindo a eles desenvolver o caminho certo para  que atinjam seus objetivos em universidades, institutos, escolas de ensino fundamental e médio e escolas de idiomas do país. Para garantir esta  qualidade de ensino, as instituições de ensino são constantemente submetidas a inspeções e controles do governo. Para que seus cursos sejam listados pelo registro oficial do governo (CRICOS), as escolas, tanto públicas quanto privadas, têm postos à provas currículos, qualificações do corpo docente e instalações.

Paraíso Mochileiro

Viajar pela Austrália é, de fato, fácil e relativamente barato . O único problema são as grandes distâncias que separam as principais cidades e atrações naturais. Sydney, na costa sudeste, é o mais importante destino turístico e estudantil do país. A cidade surgiu como uma colônia penal no século XIX e, embora mantenha preservado seu centro histórico, hoje é uma metrópole moderna e de arquitetura arrojada. Brisbane e Cairns, em direção ao nordeste, são pontos de partida para conhecer a Grande Barreira de Coralina (???), patrimônio natural da humanidade, considerada uma das maravilhas do planeta. Ao sudoeste e sul, Melbourne e Adelaide, destacam-se pelos museus e pela programação cultural intensa. No interior, parques nacionais permitem conhecer a cultura dos novos aborígenes, que habitam o território australiano há 40 mil anos, sendo o  mais visitado o Uluru- Kata, no deserto do Território do Norte, considerado sagrado pelos nativos.

Algumas curiosidades....

  • Os povos aborígenes são os habitantes originais da Austrália, e vivem alí por mais de 50 mil anos. É uma cultura muito antiga que está profundamente ligada à terra. No coração do continente australiano o Uluru (batizado de Ayer's Rock pelos colonizadores), um monolito de profundo significado espiritual.. Esta enorme rocha tem 348 metros de altura e sua base mede nove quilômetros.
  • Isolados  em seu país-continente, os australianos aprenderam a buscar soluções criativas para suas necessidades. Foram eles que inventaram, por exemplo,  o dinheiro de plástico, tecnologia hoje aplicada no mundo inteiro.
  • A Austrália foi também foi um dos primeiros países a acreditar no potencial da internet, e hoje é um importantes centros de pesquisa em comunicação e comércio eletrônicos.
  • Na última década, o país surpreendeu ao despontar como oitavo produtor mundial de vinhos, após esforço concentrado na melhoria da qualidade da viticultura com aplicação de novas tecnologias.  Atualmente os vinhos australianos já superam as marcas tradicionais européias em prêmios de qualidade.

Muitos estudantes estrangeiros aproveitam as vantagens do tripé estudo-trabalho-turismo durante os meses (ou ano) em que vivem na Austrália.

Lucas Lavor, foi um desses estudantes brasileiros que trabalhou até na construção civil (de pedreiro mesmo...!) para desfrutar do surf nas belas praias australianas.

A Austrália oferece infra-estruturapara o turismo independente, do tipo mochilero: descontos em passagens aéreas, passes de ônibus, reservas on-line em albergues e muitas agências especializadas  em ecoturismo e em esportes de aventura, como o surf, trekking, mergulho, balonismo, rafting e canoagem

Miguel Singer, viajou durante um mês pela costa leste australiana,
surfando nas mais lindas praias da Austrália

Para entrar no país

Para estudos com duração até três meses, é possível viajar com visto de turista e para períodos maiores é necessário visto de estudante, o qual tem a mesma validade da duração do curso mais um mês. Para solicitar qualquer um dos vistos, é necessário principalmente, o comprovante de pagamento do curso contratado ou carta da respectiva escola e exame médico. É exigido vacinação contra febre amarela, cuja comprovação deverá ser apresentada no desembarque no país.

Trabalho

Estudante estrangeiro pode exercer atividade remunerada durante o período de estudos, desde que o mesmo tenha o visto de estudante. É possível trabalhar até 20 horas semanais durante o período de aulas e período integral durante as férias. Para isso, o estudante precisa pedir permissão ao Departamento de Imigração  e pagar um taxa estipulada no momento da solicitação. Normalmente, estudantes estrangeiros conseguem trabalho no campus da universidade, lanchonetes, bibliotecas, supermercados, construção civil e também como babás, garçons, camareiros, auxiliar de cozinha, entre outras pequenas colocações.

Bolsa de Estudos

O Departamento de Educação da Austrália oferece bolsas de estudos internacionais para mestrado e doutorado anualmente. A bolsa IPRS International Postgraduate Research Scholarship cobre todos os custos universitários (inclusive mensalidades)  e despesas de saúde, mas não oferece auxílio financeiro para manutenção no país. O pedido da IPRS deve ser feito na universidade que se pretende estudar. Há também bolsas oferecidas pelas próprias instituições universitárias.

Sistema Educacional

O Ensino Fundamental e o Médio têm duração de 12 anos, um a mais em relação ao do Brasil. Para ingressar no 9o ano (primeiro do ensino médio) australiano, o estudante brasileiro deve apresentar o certificado de conclusão da 8a série.

Cumprida esta etapa, o aluno pode optar entre cursos técnicos e profissionalizantes (VETs e TAFEs) ou universitários. Para estes últimos, é necessário que o estudante estrangeiro tenha concluído o equivalente ao ensino médio australiano. Devido à diferença de um ano, os brasileiros precisam fazer um curso  preparatório para a universidade, específico para estrangeiros, chamado foundation. Uma vez na universidade, o aluno consegue, em geral, seu diploma de Bacharel com três anos de estudo em período integral. O 4o ano, opcional, é voltado para a pesquisa.

A pós-graduação divide-se em mestrado com duração de um ou dois anos, e doutorado, de três a quatro anos. O diploma brasileiro de bacharelado é válido na Austrália para admissão em cursos de pós-graduação. O critério de seleção varia de acordo com a instituição. Algumas universidades aceitam apenas o diploma, enquanto outras analisam também o histórico escolar.
         
As escolas de ensino técnico e profissionalizantes também oferecem grande variedade de cursos de especialização como computação, marketing, negócios e hotelaria. Eles são destinados especialmente a alunos de outros países e,  normalmente, têm critérios de admissão menos rigorosos que os dos cursos de pós-graduação tradicionais.

Bem-vindos, estrangeiros...

O destaque no país e na aplicação tecnológica é conseqüência também de muitos investimentos na educação, a começar pelo ensino de base. Existem cerca de 10 mil escolas de ensino fundamental e médio, que seguem um padrão semelhante em todo território, o que garantem aos alunos oportunidades iguais de acesso ao ensino superior. Em muitos aspectos - como os 12 anos de ensino fundamental e médio, por exemplo -, o sistema educativo segue a tradição britânica, herdada dos primeiros colonizadores que chegaram ali, no século XIX. A maior prova de sua qualidade está nos resultados alcançados - os estudantes australianos têm uma das mais altas taxas de aproveitamento do mundo.

Um dos objetivos do ensino australiano é ressaltar a importância da diversidade cultural e lingüística, mostrando as vantagens de se manter abertos às influências e `s trocas culturais com outros países.

A disposição da Austrália em receber candidatos estrangeiros em suas universidades é grande. Freqüentar o ano acadêmico foundation - similar ao cursinho pré-vestibular brasileiro, ajuda o estrangeiro a se adaptar ao sistema de ensino do país, ao estabelecer uma equivalência entre as grades curriculares. Uma das vantagens do foundation  é exigir um nível de inglês mais baixo do que o exigido para cursos de bacharelado. Assim, o candidato estrangeiro a uma vaga na universidade australiana pode aperfeiçoar seu inglês enquanto faz disciplinas ligadas ao seu curso.

Cursos mais procurados

Os estudantes universitários estrangeiros optam mais freqüentemente por cursos nas áreas de administração, comércio e economia. Mas a excelência dos centros de estudos e pesquisa australianos, espalhados por 39 universidades, cobre muitos outros campos importantes , principalmente a medicina, biologia e oceanografia, física e tecnologia em geral.

Na medicina, por exemplo, o país acumula três prêmios Nobel. Estão também na Austrália, alguns dos mais avançados laboratórios de nanotecnologia do mundo. Seus pesquisadores  procuram desenhar e construir máquinas microscópicas usando moléculas orgânicas.

Por ser a maior ilha do planeta, o país se destaca ainda na pesquisa de ambientes marinhos. O Aquário de Sydney, uma das principais atrações turísticas da cidade, é considerado o mais completo do mundo.

Artigos relacionados

Vistos de entrada: Austrália, como tirar visto para turista e estudante
Estudei e trabalhei um ano na Austrália, por Lucas Lavor
Estudar na Austrália
Turismo na Austrália: dicas do que conhecer por lá

Links de interesse

IDP Education Australia
Governo Australiano
Study Australia
Guide to Australia
Information Brazil

Galeria de fotos

 

Deixe seu comentário Indique este artigo para um amigo

 


 


Especiais GEx
Sustainable Cities

Sustainable Cities
A Engenharia Caseira

Global Explorer

Global Explorer
Tour pela China - Dicas

Blog do Christian

Blog do Christian
Restaurante Chi Fu

Café Brasil

Café Brasil
Cliente Bom

Especiais GEx

 
   
 
© 2010 Global Exchange. Todos os direitos reservados.