29 de novembro de 2020 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Documentação
 
 
Postado em 27/6/2002

Passaporte: como tirar o seu passaporte

No exterior, o passaporte é seu documento oficial de identificação. Ande sempre com ele e faça uma cópia autenticada. A Policia Federal é a responsável pela emissão dos passaportes.

Vale a pena lembrar que é muito importante que seu passaporte tenha validade de no mínimo seis meses para que você tire seu visto ou para que ganhe autorização de entrada em países que não exigem visto, como a Inglaterra.

Para solicitar seu passaporte veja o site da Polícia Federal na internet, que tem informações sobre os documentos necessários, formulários e taxas de serviço e quais são os postos da Polícia Federal em todo o território Brasileiro. Também é possível emitir seu passaporte através das agências do correio em sua cidade.

Importante: A validade do passaporte não tem nada a ver com validade dos vistos. Verifique se seu passaporte está válido, pelo menos um mês antes de você embarcar e se a validade não expira enquanto você está no exterior. Neste caso você deve providenciar novo passaporte antes de embarcar.

Autorização de viagem para menores de 18 anos

Caso você ainda não tenha completado 18 anos, deverá ter em mãos na hora de embarcar, uma autorização para viajar desacompanhado, assinada por seu pai e por sua mãe ou responsáveis legais, com as devidas assinaturas reconhecidas em cartório. Para isso os dois, Pai e Mãe ou responsáveis legais, deverão comparecer pessoalmente ao cartório de sua preferência para que assinem o livro oficial na frente do escrivão. Em caso de pai ou mãe falecido(a), o respectivo nome deverá constar na autorização e deverá anexar uma cópia da certidão de óbito.

Esta é uma exigência da Polícia Federal do Brasil, sem esta autorização o viajante menor não poderá sair do Brasil desacompanhado. Mesmo se o menor estiver embarcando com um dos pais apenas, deverá ter em mãos uma autorização do pai ou mãe ausente. Um modelo desta autorização pode ser adquirida no site da Polícia Federal ou com a agência de intercâmbio e/ou viagens responsável pelo programa contratado.

Artigos relacionados

Documentos que você precisa apresentar nos consulados e embaixadas para tirar o visto de entrada
Consulados de países da Oceania no Brasil
Consulados de países europeus no Brasil
Consulados de países norte-americanos no Brasil
Consulados de países asiáticos no Brasil
Consulados de países da América do Sul no Brasil
E agora...o que devo fazer???

Links de interesse

Polícia Federal

 

Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2020 Global Exchange. Todos os direitos reservados.