20 de abril de 2018 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Dicas de viagem
 
 
Postado em 27/1/2003

Segurança pessoal: esteja sempre atento ao viajar

Você deve pensar em muitos detalhes antes de viajar, principalmente ao exterior. E o que você não pode deixar de se preocupar é com sua segurança pessoal. O mundo ficou mais alerta depois de 11 de setembro de 2001 e se muniu de novos sistemas de seguranças em aeroportos, rodovias, estações de trem e de metrô. Confira as seguintes sugestões do GEx e esteja sempre atento!

Mantenha sempre em mãos e seguros, documentos importantes como passaporte, passagens aéreas, cartões de embarque, vouchers de hotel/ acomodação bem como as chaves de suas bagagens.

Faça cópia de seu passaporte e guarde o original no cofre do hotel.

Separe pequena quantia de dinheiro em sua carteira, suficiente para se alimentar e pequenas compras. Maior quantia, guarde em porta-notas preso à roupa íntima e só tenha acesso ao dinheiro em lugares reservados. Dê preferência a pagamentos com cartões de crédito.

Evite chamar a atenção usando jóias ou demonstrando ter muito dinheiro.

Não deixe bagagem desacompanhada, principalmente em aeroportos. Os departamentos de segurança em aeroportos, estações de trem e de metrô alertam constantemente os passageiros e transeuntes, devido à ataques terroristas.

Não aceite levar ou cuidar de bagagem ou pacotes de pessoas que você não conheça. Isso poderá colocá-lo em apuros e causar grandes transtornos colocando em risco a sua segurança e de todos a sua volta.

Se alugar carro, nunca deixe objetos de valor, bolsas e sacolas largadas nos bancos, nem abra porta-malas em locais públicos se o mesmo estiver cheio, chamando a atenção de ladrões que possa estar vigiando o veículo.

Procure reservar hotéis que tenham cofres no quarto, para guardar dinheiro, jóias, passagens e passaportes. Alguns hotéis e albergues possuem cofres na administração. Informe-se no check-in. Do contrário, tranque-os em malas com segredo seqüencial ou leve-os com você, preferencialmente em bolsinhas porta-notas preso à roupa íntima.

Se estiver hospedado em hotéis com piscinas, área de lazer, bares e restaurantes, fique sempre atento a chave do quarto (ou cartão).

Lembre-se de trancar a porta de seu quarto à noite com o trinco de segurança e nunca deixe objetos de valor espalhados pelo quarto, seja em hotéis ou albergues.

Leve anotados numa caderneta alguns telefones importantes como; central de atendimento de seu cartão de crédito e travel checks, parentes mais próximos, médico particular, gerente de banco, hotéis onde estará hospedado, bem como telefones e endereços das embaixadas e consulados brasileiros nas cidades mais próximas por onde passará.

Crianças e adolescentes menores de 18 anos que viajam desacompanhadas dos pais, deverão providenciar uma autorização de viagens, exigida pela Polícia federal Brasileira e apresentada na data do embarque.

 


Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2018 Global Exchange. Todos os direitos reservados.