19 de setembro de 2017 Home | Conte sua história | Cadastre-se | Sobre nós | Fale Conosco | Anuncie aqui
 
 
Voltar para a home do GEx
twitterFacebook    Editorial GEx
pesquisar
 
   
 
Curiosidades
 
 
Postado em 10/5/2010

Gafes, pelo mundo afora

Diferenças culturais, este é o ponto!

Muito cuidado! Você pode não achar estranho se comportar normalmente durante uma viagem ao exterior. Para nós, brasileiros, pode parecer que tudo está normal, mas aos olhos de estrangeiros pode virar grosseria.

Viagem ao exterior a trabalho, turismo ou estudos será sempre motivo de análise quanto ao comportamento adequado a cada lugar por onde você passar.

Se você optar por se hospedar numa homestay (casa de família), mais profunda deverá ser a avaliação pessoal em conhecer um pouco mais sobre a cultura local, para que você não só evite cometer gafes quanto se surpreenda com a atitude deles.

O brasileiro é conhecido por ser um povo caloroso, amigável, divertido mas também por achar que pode tudo em qualquer lugar do mundo. Aquele "jeitinho brasileiro" pode ser considerado um grande insulto e demonstração de falta de educação lá fora. Falar alto em público, andar em grupo pelas ruas às gargalhadas, fotografar pessoas, cumprimentar as pessoas com beijinhos e abraços, chegar atrasado, fazer certos sinais com as mãos, infringir leis de trânsito e fumar em recintos fechados são comportamentos que poderão criar situações extremamente embaraçosas para você. Usar um minúsculo biquíni brasileiro pode chamar muito a atenção, mesmo nos países europeus onde o topless é algo visto com muita naturalidade.

Como evitar? Primeiro observe as atitudes das pessoas, na dúvida pergunte para alguém, não se sinta envergonhado, não há nada errado em perguntar. Mas cuidado, lembre-se que uma palavra traduzida ao pé da letra para outro idioma, pode dar um sentido completamente diferente àquilo que você quer expressar. Procure sempre ter consigo um guia turístico do país a ser visitado e pequenos dicionários de bolso, que além de tudo ajudam o turista conhecer as frases mais importantes.

Alguns exemplos a considerar

Gestos e sinais utilizados com as mãos podem trazer sérios embaraços, pois um mesmo sinal pode significar coisas muito distintas em diferentes países:

Um círculo feito com o polegar e o dedo indicador é algo obsceno para os brasileiros, mas para os americanos significa OK, para os japoneses sinal de dinheiro, para os franceses algo sem valor e para os alemães é o mesmo que xingar alguém de idiota.

Na Tailândia e na Bulgária, os movimentos de sim e não feitos com a cabeça, são invertidos. Na Austrália, o "V" da vitória ou o gesto de "positivo" quer dizer que você está mandando alguém para um lugar muito indevido. Na Grécia, é mais ou menos o mesmo: ora vá pro diabo! Na região da italiana Sardenha, na Turquia e na Grécia, o gesto usado para pedir carona vira um convite sexual. Nos países árabes é grosseiro sentar-se e mostrar a sola dos sapatos, pois é considerada a parte mais suja.

No Nepal, o corpo é sagrado, especialmene a cabeça - evite tocá-la, nem pra afagar crianças faça isso. A proibição de contato físico é especialmente rígida com pessoas de luto. Mas ai é fácil de perceber, elas se vestem totalmente de branco.

Na Finlândia, evite contar piadas envolvendo suicídio e alcoolismo. precisa dizer por que?

Na India, não pega bem usar roupas justas e muito decotadas, pode chamar muito a atenção.

Jamais recuse  a comida que lhe oferecerem na China, será um verdadeiro insulto.~Se não conseguir comer, disfarce, coma um p;ouco e espalhe o resto pelo prato. E sorria!

Os japoneses acham indelicado espirrar diante de outras pessoas. Falar alto pega mal e gargalhar de uma piada é ainda pior, principalmente se você for uma mulher. Não elogie demais um japonês, ele pode encarar como falsidade. Por outro lado, os japoneses tomam sopa direto na tigela, sem colher.

Nunca compare um canadense com um americano, o canadense não vai gostar nada. Porém ambos admiram a pontualidade.

No mais, abrir a casa e o coração para os outros ainda é um grande motivo de festa em todos os quadrantes. O Bulgaros costuma dizer : "Só é verdadeiramente nosso o que podemos oferecer aos outros"

Stay tuned!!!!!!!!

Links de interesse

Guia de Boas Maneiras para Viajantes

 


Especiais GEx

Especiais GEx

 
   
 
© 2017 Global Exchange. Todos os direitos reservados.